05 fev 2024

Pet na praia Não pode!

Prezado Condômino;

Recebemos recentemente, informações de ocorrências de bicho geográfico na praia interna do condomínio. Informamos que no local é feito, periodicamente, desinfecção com cloro e, nos próximos dias, a equipe operacional fará um reforço na aplicação. Entretanto, necessário que haja a colaboração de todos em não levar seus animais à praia, nem tão pouco deixá-los soltos, sem guia, nas ruas ou áreas comuns do Condomínio; um gesto de proteção à saúde e segurança comunitária.
O assunto é polêmico, pois alguns defendem que os animais têm direito a passear na praia, mas caso o pet não esteja com vacinas em dia, pode transmitir doenças ou mesmo se contaminar, o que pode ser fatal tanto para eles quanto para os humanos.

Dessa forma o nosso objetivo principal é orientar sobre os riscos e evitar constrangimento dos tutores com usuários da praia que possam não querer o animalzinho no local. Reforçamos que o município tem lei que proíbe o acesso de pet nas praias.

Por fim, como opção de lazer aos amigos pets, há o Espaço Akanhanga (próximo ao campo society), que também periodicamente recebe ação de desinfecção, sendo local seguro e um ponto de encontro aos condôminos que tem uma paixão em comum, os animais, além de possibilitar que o convívio entre dono e pet seja mais frequente e ainda mais prazeroso.

Abaixo, listamos as doenças transmissíveis pelos animais domésticos ao homem e aos próprios animais:

1. BICHO GEOGRÁFICO (larva migrans)
2. SARNA SARCÓPTICA (escabioso
3. DERMATOMICOSES (micose)
4. TOXOPLASMOSE
5. RAIVA
6. LEISHIMANI0SE
7. DIROFILARIOSE
8. OUTROS: GIARDÍASE – LEPTOSPIROSE – MOLÉSTIA DO ARRANHÃO DO GATO – BRUCELOSE – CAMPILOBACTERIOSE E SALMONELOSE