20 mar 2024

Precauções – Cupim

Prezado Condômino,
 
Recebemos nesta semana alerta de cupim em algumas casas do Módulo I, na Passagem Dos Tubarões e Tainhas. Julgamos importante fazer o alerta a todos para que orientem seu funcionários domésticos a estarem atentos, e prestarem informação em eventual alteração para que o proprietário possa dar as providências necessárias.
 
Destacamos que, o processo de descupinização é um trabalho técnico e que deve ser realizado por profissionais capacitados. A melhor forma de se resolver o problema é estudar cada caso e estabelecer a melhor estratégia em função das condições locais. Existem diversas técnicas, cada uma delas adequada a determinada situação ou espécie de cupim.
A aplicação deve sempre ser realizada por profissional habilitado, e certos cuidados devem ser observados. É necessário, por exemplo, identificar onde se localizam
tubulações de água, esgotos, energia e de gás. Da mesma forma, é preciso atenção na aplicação do produto químico quando realizada em áreas vulneráveis, como
telhados, e em locais com animais de estimação, crianças, idosos e pessoas alérgicas.
Outro ponto importante se refere às unidades vizinhas ao ponto de ataque. Se for conduzido erroneamente, o controle de pragas pode provocar fuga dos cupins para casas próximas. Os cupinicidas tem efeito residual e de repelências. Pode ocorrer de a descupinização matar os cupins que estão atacando o local e repelir os demais indivíduos da colônia, que podem procurar outro local para se alimentar, e gerar problemas em outras áreas.
 
Por fim, solicitamos a atenção, colaboração e participação de todos.